EM BOA VISTA
Assembleia Legislativa promove momento de reconhecimento a participantes do Centro Reflexivo Reconstruir

Centro Reflexivo Reconstruir promove momento de reconhecimento aos atendidos – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Um momento especial de reconhecimento aos participantes do Centro Reflexivo Reconstruir: assim foi a manhã desta terça-feira (13) na Secretaria Especial da Mulher (SEM), em Boa Vista. A programação contou ainda com uma roda de conversa e café da manhã em alusão ao Dia dos Pais.

O centro, integrado à secretaria subordinada à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), tem como principal objetivo conscientizar e ressocializar homens que tenham praticado algum tipo de violência doméstica por meio de reuniões, palestras e orientações.

A secretária Especial da Mulher, Joilma Teodora, reforça importância do Centro – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Para a secretária do SEM, a deputada Joilma Teodora (Podemos), este foi um momento de alegria e vitória. Ela destacou que o Reconstruir tem mudado a vida dessas pessoas. “Atendemos esses homens com muito carinho e cuidado para que eles se tornem outras pessoas para a sociedade, para que entendam o valor do respeito, acima de qualquer coisa”, pontuou.

O projeto, que atende cerca de cem homens, é uma das inúmeras ações promovidas pela Casa Legislativa que visam acolher as mulheres, além de combater os crimes cometidos contra elas.

Conforme o coordenador do Reconstruir, Jadiel Ribeiro, é notável a evolução pessoal dos participantes. Para ele, realizar um momento de reconhecimento é importante para que continuem seguindo no caminho correto.

O coordenador do Centro Reflexivo, Jadiel Ribeiro, apontou evolução pessoal dos atendidos – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Fazemos uma reelaboração de comportamento com esse homem, para que ele possa perceber como se comporta, o erro que cometeu e para que busque alterar essas atitudes para que, no próximo relacionamento, ou às vezes até no mesmo, não cometa novamente os erros que cometeu”, frisou.

Entre os participantes, está o mecânico Manoel (nome fictício), que está no Centro Reflexivo há oito meses. Ele reconhece que precisou ser atendido pelo projeto e detalha como isso mudou a sua vida e da sua família.

Mecânico Manoel (nome fictício) conta como o projeto mudou a vida dele – Foto: Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“É uma honra participar desse projeto porque tenho aprendido muito aqui. Muitos pensamentos que eu julgava certo e percebi que estava agindo totalmente errado. A melhor coisa que está acontecendo comigo é eu me desenvolver como homem, cidadão, como um pai, porque assim hoje eu posso transmitir novos valores aos meus filhos”, refletiu emocionado.

Centro Reflexivo Reconstruir

Criado em 2016, o Centro Reflexivo Reconstruir é um projeto integrado à Secretaria Especial da Mulher que atende homens enviados pela Justiça ou que tenham buscado a unidade por conta própria.

Interessados em participar do grupo podem se dirigir à sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, em Boa Vista. Informações sobre as reuniões também podem ser obtidas pelo WhatsApp (95) 98402-0502 ou pelo e-mail centroreflexivoreconstruir@gmail.com.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Marley Lima